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sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Produtor de Bioshock diz que outros jogos tem que se inspirarem em Shadow of Mordor


Ken Levine é nada menos do que o produtor de BioShock e BioShock Infinite, dois jogos fantásticos com histórias espetaculares. E, como roteirista de jogos, ele ficou impressionado com a narrativa de Shadow of Mordor (Sombras de Mordor no Brasil).


Levine escreveu um texto no Medium elogiando o poder de decisão que Shadow of Mordor dá aos jogadores. No recente jogo baseado no mundo de Tolkien, você pode escolher em qual ordem vai enfrentar os chefões, e como cada uma dessas decisões influencia diretamente no que acontece na sequência do jogo.
Nas palavras de Levine:
“Mas eis a melhor parte. Ninguém diz como você deve derrotar a família de criminosos [os antagonistas do jogo]. Você quer derrotar Lorm Metal-Bear antes para enfraquecer seu mestre, Dharg the Black? Vá em frente. Quer transformar Horhog the Armorer em um agente duplo para ele apunhalar pelas costas seu chefe Goroth Caragor Tamer? Faça isso.
Enquanto eu jogava o jogo, me perguntei, “Como eles estão fazendo isso? Como eles me permitem derrotar tantos chefes em qualquer ordem? Isso não quebra o jogo?” E então percebi: os orcs não são personagens sob medida. Eles contam com dúzias de pedaços de micro-conteúdo que podem ser misturados e combinados para construir milhares de combinações diferentes. Um Orc chamado Horhog the Armorer na verdade é “Nome X o nome Y”. Os atributos que constroem o personagem de Horhog – ele tem medo de fogo mas se enfurece ao ver seus servos morrendo – são escolhidos a partir de uma lista e atribuídos pelo jogo dinamicamente. Mesmo seu corpo, sua armadura, suas cicatrizes são posicionadas algoritmicamente conforme o jogador encontra Horhog no campo de batalha. Horhog vai se lembrar que, no seu último encontro, ele chutou sua bunda. Esses orcs, e como você escolhe derrotá-los, são a historia de Shadow of Mordor.”
Em resumo, o jogo cria os orcs conforme você joga – eles não são previamente definidos, e sim gerados de acordo com sua evolução em Shadow of Mordor. A história do jogo é a sua história dentro do jogo, e isso altera completamente a forma como a narrativa é construída dentro dele.

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